@InProceedings{GiménezdeCastro:2017:”PAvNa,
author = "Gim{\'e}nez de Castro, Santiago",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "Implementa{\c{c}}{\~a}o e valida{\c{c}}{\~a}o do m{\'e}todo
de fechamento de turbul{\^e}ncia PANS: ”Partially Averaged
Navier-Stokes”",
booktitle = "Anais...",
year = "2017",
editor = "Cerqueira, Christopher Shneider and B{\"u}rger, Eduardo Escobar
and Yassuda, Irineu dos Santos and Rodrigues, Italo Pinto and
Lima, Jeanne Samara dos Santos and Oliveira, M{\^o}nica Elizabeth
Rocha de and Ten{\'o}rio, Pl{\'{\i}}nio Ivo Gama",
organization = "Workshop em Engenharia e Tecnologias Espaciais, 8. (WETE)",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
keywords = "Turbul{\^e}ncia, CFD, PANS.",
abstract = "O presente trabalho apresenta um projeto de mestrado que consiste
na implementa{\c{c}}{\~a}o em OpenFOAM e subsequente
valida{\c{c}}{\~a}o do modelo de turbul{\^e}ncia Partially
Averaged Navier-Stokes (PANS) em escoamentos em regime
incompress{\'{\i}}vel. Por ser um modelo de
resolu{\c{c}}{\~a}o vari{\'a}vel, o modelo PANS permite ajustar
a precis{\~a}o e o custo das simula{\c{c}}{\~o}es de
turbul{\^e}ncia de acordo com as necessidades e as
limita{\c{c}}{\~o}es dos recursos computacionais
dispon{\'{\i}}veis. A turbul{\^e}ncia sub-filtro {\'e}
modelada por rela{\c{c}}{\~o}es de fechamento que devem ser
v{\'a}lidas independente da escala de corte do filtro, e sua
generalidade para qualquer escala de corte deve ser comprovada.
Este aspecto o torna de grande interesse, uma vez que
simula{\c{c}}{\~o}es por Large Eddy Simulations (LES) resultam
custosas demais e simula{\c{c}}{\~o}es por Reynolds Averaged
Navier-Stokes (RANS) frequentemente padecem de precis{\~a}o
satisfat{\'o}ria. Por este motivo, relativa aten{\c{c}}{\~a}o
tem sido dada {\`a} valida{\c{c}}{\~a}o e ao refinamento do
modelo PANS e diversos outros modelos de resolu{\c{c}}{\~a}o
vari{\'a}vel, e j{\'a} h{\'a} extensa literatura sobre o
assunto. Em contraste com estes trabalhos, propomos realizar a
valida{\c{c}}{\~a}o do modelo em casos cuja geometria reproduza
a de combustores de que dispomos dados experimentais para
compara{\c{c}}{\~a}o, de forma a estudar o escoamento inerte e
adaptar o modelo para uma posterior extens{\~a}o a um trabalho de
simula{\c{c}}{\~a}o de combust{\~a}o turbulenta.",
conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
conference-year = "9-10 ago. 2017",
issn = "2177-3114",
language = "pt",
organisation = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
ibi = "8JMKD3MGPDW34R/3QAND7H",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3QAND7H",
targetfile = "16_[ARTIGO] Santiago Gimenez de Castro.pdf",
type = "Combust{\~a}o e Propuls{\~a}o",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}